PERGUNTAS FREQUENTES
Ao contrário do que muitos pensam, o robô não faz nada sozinho. Os movimentos são todos realizados pelo cirurgião especialista, que fica sentado em um console controlando os braços robóticos por meio de joysticks.
A Cirurgia assistida por robô representa um GRANDE AVANÇO nas técnicas minimamente invasivas, por ser uma cirurgia de acesso laparoscópico (pequenos orifícios por onde são introduzidas a câmera e pinças cirúrgicas) onde os movimentos dos instrumentos são realizados por braços robóticos.
Existem muitos tipos diferentes de operações robóticas. Eles variam de histerectomias simples a operações pélvicas mais complexas com endometriose grave. Além disso, a cirurgia robótica pode realizar procedimentos para câncer endometrial, cervical e de ovário. A cirurgia robótica pode ajudar em cirurgias muito complexas de câncer de ovário ou endométrio que envolvem a remoção de tumores metastáticos.
Apesar de variar de acordo com o procedimento realizado, uma das principais vantagens da cirurgia robótica é um pós-operatório muito mais tranquilo para o paciente, já que se trata de um procedimento minimamente invasivo.
Como as incisões realizadas são pequenas em relação às da cirurgia aberta, o trauma para o corpo é muito menor, possibilitando uma recuperação menos dolorosa e mais rápida.
Cirurgia robótica ( cortes menores e muito mais precisão.
Com o grande avanço da Cirurgia Robótica, conseguimos com visão tridimensional e maior precisão, realizar a cirurgia com pequenos cortes, que vão de 5 a 8mm na parede do abdome do paciente.
Tudo para minimizar riscos e acelerar a recuperação, otimizando resultados pelo melhor do paciente.